quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fotografando vidro

Embora possa parecer, à primeira vista, que a iluminação de objetos de vidro não seria muito diferente de qualquer outro objeto, você vai ver logo que isso não é verdade. Mais do que qualquer outra situação de iluminação, o sucesso de uma foto de objeto de vidro, depende do seu domínio do ambiente.

Reflexões & Refrações
visite meu outro blog para ver mais sobre o assunto: http://joaocarlomatematica.blogspot.com/

Observe as duas fotos colocadas abaixo.




Colocando uma taça de vinho sobre uma mesa com um fundo preto, e observando bem, logo você vai perceber que a tendência da superfície curva do vidro é refletir toda a sala. Cada janela, lâmpada de mesa, qualquer superfície ou objeto luminoso será refletido na taça, é isso que eu digo quando me refiro a dominar o ambiente, precisamos controlar a iluminação da sala ao redor do vidro afetando tudo aquilo que é visto na taça.

Trocando o fundo preto por um fundo branco podemos reduzir um pouco os reflexos. Impedindo a entrada de luz no ambiente, pois o que vemos no vidro nada mais é do que a luz que bate nos objetos e vão em direção a taça, por isso o primeiro passo é eliminar (ou minimizar ao máximo) qualquer entrada de luz no ambiente, feche as cortinas, desligue todas as luzes do ambiente.

Feito isso vc vai ligar a primeira fonte de luz., aí vc vai ver como um vidro simples pode se tornar complexo. Veja na segunda foto que a única fonte de luz refletida é refratada em diversas superfícies do vidro, aparentemente em locais inusitados. As múltiplas reflexões, podem ser provenientes do interior do vidro, bemm como de sua superfície externa.

A Iluminação eficaz de um vidro exige a remoção de todos os reflexos indesejáveis substituindo-os por reflexões artificiais criadas

Linha branca, linha preta

Em muitos casos (muitos mesmos) você verá que a luz no vidro será evidente, por isso, é necessário criar uma série de combinações por trás do vidro (que será visto através do vidro), bem como o que será refletido no vidro. Colocados de maneira correta, reflexos podem ajudar muito a definir a forma do objeto, de olho nesses dois aspectos e usando a criatividade, podemos criar muitas possibilidades, embora seja mais fácil falar do que fazer, realiza-los pode ser (e será) um desafio.Na imagem a direita você percebe a luz vinho rebaixada no fundo e mais forte na parte superior da taça. Isso ocorre porque o vidro está agindo como uma espécie de lente invertendo o que se vê através dela.

A luz com a gelatina vinho é colocada abaixo da mesa (still) iluminando entre a mesa e o fundo.As faixas brancas na lateral da taça são reflexos de grandes painéis brancos colocados ao lado do fundo escuro.Eles são iluminados por uma luz focável de 250W, uma vez que qualquer luz colocada na frente da taça será refletida nela, é preciso impedir o feixe de luz de bater na taça, uma barreira opaca colocada em um braço articulável (para facilitar o posicionamento) deve ficar entre a luz e o objeto. Conforme a figura.Se vc olhar com cuidado vc ainda vai perceber sobras sutis luzes perdidas que atingem a toalha e o chão.Iluminação de vidro, requer muita atenção aos detalhes é um trabalho muito meticuloso.

Bom, para a figura a seguir a única coisa que foi feita, foi desligar a luz vinho de destaque. O painel branco colocado para criar os reflexos, permitiu um elegante click da taça. Para alterar o tamanho das faixas brancas, basta modificar o posicionamento dos painéis brancos, aproximando eles uma pouco mais do centro, diminuindo a área preta interna, isso nós chamaremos de linha de luz branca.




Experimente inverter o posicionamento dos painéis, para ver o resultado, coloque o fundo preto e os painéis laterais pretos, mas atenção as bordas laterais da taça, você pode criar o efeito contrário ao feito aqui, mas lembre-se de prestar atenção aos detalhes.


MUITA ATENÇÃO AOS DETALHES..

3 comentários:

  1. Muito legal. O lance dos painéis brancos dos lados eu nunca tinha pensado. Obrigado pela ajuda!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Como seria a composicao para copos com escritos das cervejarias?
    Onde alem da forma do copo deve se dar enfase as logo.

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